sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Há um filme para cada tempo... A Viagem para Darjeeling

Por Alexandre Nicoletti Hedlund

Já ouviu aquela expressão: "é o filho que escolhe os pais"? 
Ultimamente cheguei a conclusão de que não são apenas os filhos que escolhem os pais, mas que os filmes também escolhem seus futuros telespectadores, e mais, escolhem o tempo certo para serem assistidos, ou, como prefiro dizer, apreciados.
 
Foi assim com essa preciosidade "The darjeeling Limited" (A Viagem para Darjeeling), de Wes Anderson, lançado em 2007.
Achou que era algum filme 2011?? Nada. Como já falei, o filme escolhe a hora de ser apreciado.
E nesse caso, a viagem para Darjeeling nos brinda com as atuações marcantes de Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman. Detalhe para o fato de que o filme foi escrito por um trio de peso: Wes Anderson, Jason Schwartzman e Roman Coppola. 
O que quero dizer com isso? respondo com uma pergunta. Sabe a diferença entre um terno que você compra em uma loja de departamentos e outro que você manda fazer em um alfaiate?

Anderson e seus comparsas são alfaiates.

Anderson repete a boa receita de filmes anteriores (Os excêntricos Tenenbaums, A vida submarina com Steve Zissou) no elenco - Waris Ahluwalia, Anjelica Huston e Kumar Pallana, assim como as participações especialíssimas da linda Natalie Portman e do meu preferido - Bill Murray.  Foi boa supresa ver Murray no filme. Mesmo assim queria que ele tivesse maior participação.


E a história do filme? três irmãos que não se falavam há um ano, desde a morte do pai. Decidem fazer esse reencontro em uma viagem espiritual pela Índia. A viagem é cheia de atropelos e tentativas frustadas de fazer a coisa certa e resolver os relacionamentos da família. Mais detalhes estragariam a trama.
Chamo a atenção para a qualidade da fotografia do filme que é FANTÁSTICA.
Bom ingrediente dos pratos de Anderson é a trilha sonora. Assim como já havia feito nos filmes anteriores - apenas para destacar que na "vida submarina" Seu Jorge é um dos marinheiros e produz grande parte da trilha - em Darjeeling a qualidade impera. Abaixo, uma pequena pitada da qualidade com Kinks.
 

Em suma, filme 1000% aprovado na categoria FILME. 
Darjeeling limited exige apenas ser apreciado, não apenas assistido, ou seja, não é filme americano padrão, no qual tudo se opera facilmente.



                          


abraços,

Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário